(21) 2489-4689 / 3264-8848 / 97041-8523

Erros fatais na gestão de estacionamento – MF PARK

A gestão de estacionamento, em um primeiro momento, parece simples. Porém, trata-se de uma tarefa muito complexa e que, mais do que nunca, precisa inovar e contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas para que o negócio possa prosperar e gerar lucros.

Por isso, listamos abaixo os principais erros que são cometidos na gestão de estacionamento.

Obviamente, eles devem ser evitados para que você consiga maior eficiência, assertividade e lucratividade na operação. Confira!

Não considerar a experiência do cliente:

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Eles passaram a ser mais exigentes, críticos e valorizam muito a experiência nos estabelecimentos.

Por isso, as empresas que querem ser bem-sucedidas precisam colocar o cliente no centro de suas estratégias de negócio.

Isso significa entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções possíveis, em todos os momentos.

Dessa forma, mudanças na gestão de estacionamento são inevitáveis e elas já são perceptíveis em muitos lugares do mundo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um grande número de estacionamentos já conta com sistemas de reserva on-line, além de oferecerem diversos meios de pagamento.

São apenas alguns exemplos de facilidades que tornam a experiência do cliente muito mais positiva.

Não utilizar soluções tecnológicas

É extremamente cansativo para os clientes ficarem procurando vagas em estacionamentos.

Da mesma forma, em locais muito grandes e movimentados, como shopping centers, por exemplo, conseguir localizar uma vaga pode ser uma tarefa frustrante.

Esses problemas podem ser facilmente evitados com o uso da tecnologia.

Utilizando dispositivos inteligentes conectados, como sensores embutidos no chão ou câmeras inteligentes, é possível determinar os espaços vagos no estacionamento e disponibilizar essa informação em tempo real para os clientes.

A tecnologia também permite que seu negócio se torne mais competitivo.

Em São Francisco, EUA, uma empresa de gerenciamento de estacionamentos utiliza dispositivos inteligentes conectados para monitorar a demanda durante toda a operação.

Com base nisso, ela criou um sistema de preços dinâmicos, que varia de acordo com a procura. Isso aumentou a competitividade e a lucratividade dos estabelecimentos.

Além dessas, existem diversas outras tecnologias que podem ser utilizadas para tornar a gestão de estacionamento muito mais eficiente e a experiência do usuário muito mais positiva.

As soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) estão modificando completamente esse segmento. Os estabelecimentos que não aderirem à essa tecnologia correm o risco de não conseguirem se manter no mercado.

Não investir em automação na gestão de estacionamento:

Os estacionamentos que não investem em automação tendem a ser menos eficientes e, consequentemente, menos lucrativos.

Ao montar uma empresa de estacionamento, vários critérios devem ser observados e a automação é um item de extrema importância.

Veja algumas razões para investir em um sistema integrado de gestão de estacionamento!

Maior controle:

com cancelas automáticas é mais fácil controlar o acesso, bem como os pagamentos de horistas, diaristas e mensalistas.

Com a automatização, tudo pode ser visualizado em tempo real, via software. Assim, evitando transtornos e erros de cobrança.

Redução de custos:

também é possível, com a automação, reduzir o número de colaboradores, sem perda da qualidade do serviço oferecido.

Maior segurança:

monitore seu estacionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, de praticamente qualquer lugar, usando um smartphone, tablet ou PC.

Falta de planejamento em longo prazo

Um dos erros mais fatais na gestão de estacionamento é não fazer planejamentos em longo prazo.

O futuro da indústria automobilística está se baseando em carros completamente autônomos e os estacionamentos precisam começar a se planejar para essa realidade desde já.

Os estacionamentos bem-sucedidos no futuro serão aqueles capazes de desenvolver soluções inovadoras para gerenciar a demanda, otimizar o fornecimento e atender melhor às necessidades do consumidor com o suporte de tecnologias e processos digitais.

O sucesso nesse segmento depende, em parte, da capacidade dos gestores em enfrentar os desafios de hoje, enquanto se preparam para as mudanças que a indústria provavelmente enfrentará no futuro.

Com a futura popularização dos carros autônomos, por exemplo, espera-se que diminua a demanda por estacionamento.

Logo, é preciso pensar em diversificar a operação para oferecer serviços que sejam interessantes para esses novos veículos.

Além dos erros na gestão de estacionamento que foram citados, outro ponto que apresenta muitos problemas é a segurança. A tecnologia também é uma importante aliada nesse quesito.

MF PARK: gestão de estacionamento

A MF PARK se preocupa com todos os detalhes na gestão do estacionamento da sua empresa.

Por isso, trabalhamos para que o veículo do seu cliente esteja sempre seguro e protegido, desde a entrada no estacionamento até a saída.

Além disso, possuímos atendimento especializado, estrutura e tecnologia de ponta.

Clique aqui e conheça os nossos serviços.

27 de setembro de 2021