Principais erros que são cometidos na gestão de estacionamento
A gestão de estacionamento, em um primeiro momento, parece simples. Mas, apenas parece.
Trata-se de uma tarefa muito complexa e que, mais do que nunca, precisa inovar e contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas para que o negócio possa prosperar e gerar lucros.
Por isso, listamos abaixo os principais erros que são cometidos na gestão de estacionamento.
Obviamente, eles devem ser evitados para que você consiga maior eficiência, assertividade e lucratividade na operação. Confira.
Não considerar a experiência do cliente:
O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Eles passaram a ser mais exigentes, críticos e valorizam muito a experiência nos estabelecimentos.
Por isso, as empresas que querem ser bem-sucedidas precisam colocar o cliente no centro de suas estratégias de negócio.
Isso significa entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções possíveis, em todos os momentos.
Dessa forma, mudanças na gestão de estacionamento são inevitáveis e elas já são perceptíveis em muitos lugares do mundo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, um grande número de estacionamentos já conta com sistemas de reserva on-line, além de oferecerem diversos meios de pagamento.
São apenas alguns exemplos de facilidades que tornam a experiência do cliente muito mais positiva.
Não utilizar soluções tecnológicas:
É extremamente cansativo para os clientes ficarem procurando vagas em estacionamentos.
Da mesma forma, em locais muito grandes e movimentados, como shopping centers, por exemplo, conseguir localizar uma vaga pode ser uma tarefa frustrante.
Esses problemas podem ser facilmente evitados com o uso da tecnologia.
Utilizando dispositivos inteligentes conectados, como sensores embutidos no chão ou câmeras inteligentes, é possível determinar os espaços vagos no estacionamento e disponibilizar essa informação em tempo real para os clientes.
A tecnologia também permite que seu negócio se torne mais competitivo.
Em São Francisco, EUA, uma empresa de gerenciamento de estacionamentos utiliza dispositivos inteligentes conectados para monitorar a demanda durante toda a operação.
Com base nisso, ela criou um sistema de preços dinâmicos, que varia de acordo com a procura. Isso aumentou a competitividade e a lucratividade dos estabelecimentos.
Além dessas, existem diversas outras tecnologias que podem ser utilizadas para tornar a gestão de estacionamento muito mais eficiente e a experiência do usuário muito mais positiva.
As soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) estão modificando completamente esse segmento.
Os estabelecimentos que não aderirem à essa tecnologia correm o risco de não conseguirem se manter no mercado.
Não investir em automação na gestão de estacionamento:
Os estacionamentos que não investem em automação tendem a ser menos eficientes e, consequentemente, menos lucrativos.
Ao montar uma empresa de estacionamento, vários critérios devem ser observados e a automação é um item de extrema importância.
Veja algumas razões para investir em um sistema integrado de gestão de estacionamento:
Maior controle:
com cancelas automáticas é mais fácil controlar o acesso, bem como os pagamentos de horistas, diaristas e mensalistas.
Com a automatização, tudo pode ser visualizado em tempo real, via software. Assim, evitando transtornos e erros de cobrança.
Redução de custos:
também é possível, com a automação, reduzir o número de colaboradores, sem perda da qualidade do serviço oferecido.
Maior segurança:
monitore seu estacionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, de praticamente qualquer lugar, usando um smartphone, tablet ou PC.
Falta de planejamento na gestão de estacionamento:
Um dos erros mais fatais na gestão de estacionamento é não fazer planejamentos em longo prazo.
O futuro da indústria automobilística está se baseando em carros completamente autônomos e os estacionamentos precisam começar a se planejar para essa realidade desde já.
Os estacionamentos bem-sucedidos no futuro serão aqueles capazes de desenvolver soluções inovadoras para gerenciar a demanda, otimizar o fornecimento e atender melhor às necessidades do consumidor com o suporte de tecnologias e processos digitais.
O sucesso nesse segmento depende, em parte, da capacidade dos gestores em enfrentar os desafios de hoje, enquanto se preparam para as mudanças que a indústria provavelmente enfrentará no futuro.
Com a futura popularização dos carros autônomos, por exemplo, espera-se que diminua a demanda por estacionamento.
Logo, é preciso pensar em diversificar a operação para oferecer serviços que sejam interessantes para esses novos veículos.
MF PARK: gestão de estacionamento
A MF PARK se preocupa com todos os detalhes na gestão do estacionamento da sua empresa.
Por isso, trabalhamos para que o veículo do seu cliente esteja sempre seguro e protegido, desde a entrada no estacionamento até a saída.
Além disso, possuímos atendimento especializado, estrutura e tecnologia de ponta.
Clique aqui e conheça os nossos serviços.
Nos envie uma mensagem via WhatsApp.