Como deve ser a experiência do cliente no estacionamento
Atualmente, a experiência do cliente tornou-se um aspecto central para fidelizar consumidores e garantir sucesso a longo prazo devido ao melhor relacionamento com a marca. Esse cenário impacta os diferentes segmentos do mercado, incluindo o de estacionamento.
A área de estacionamento demanda cada vez mais profissionalismo das empresas administradoras para garantir uma boa experiência do cliente que resulte em maior rentabilidade, crescimento no número de usuários, organização e facilidade de gerenciamento.
Como melhorar o atendimento no estacionamento?
Devido aos benefícios de reter e fidelizar clientes, esse deve ser um objetivo no segmento de estacionamento.
Para alcançá-lo, entretanto, as particularidades da área devem ser consideradas para identificar soluções mais personalizadas às demandas desse modelo de negócio.
A seguir conheça alguns fatores que permitem melhorar o atendimento ao cliente no estacionamento.
Tecnologia
A tecnologia tem impactado o funcionamento de diferentes segmentos e não seria diferente no de estacionamento. Entre os recursos usados estão:
- câmeras de monitoramento para controle de entrada e saída dos veículos;
- estações de autoatendimento com opções digitais de pagamento para agilizar esse processo;
- estratégia de comunicação com atendentes em tempo real para melhorar a qualidade do suporte;
- painéis informativos com dados em tempo real sobre vagas e tempo de espera no valet parking;
- uso de inteligência de dados para monitorar informações relevantes da operação do estacionamento.
Portanto, a tecnologia está presente desde as estratégias de gestão e inteligência de negócios até a experiência direta dos usuários.
Treinamento
Outra solução que deve ser adotada no estacionamento para garantir uma melhor experiência do cliente consiste no treinamento dos profissionais que lidam com o público.
Esses profissionais devem ser preparados para tirar dúvidas sobre segurança, perda de ticket, procedimentos em caso de problemas no veículo, local e opções de pagamento etc.
A partir desse preparo, os clientes têm mais facilidade em esclarecer dúvidas, além de um atendimento personalizado.
Profissionalismo no estacionamento
O profissionalismo é outro aspecto importante atualmente. Deve-se procurar por uma empresa com experiência para lidar com os processos específicos do estacionamento, como perda de ticket, problemas no carro, esquecimento do local de parada etc.
Ao optar por uma empresa especializada em gestão de estacionamento garante-se que essas exigências sejam conhecidas e já haja um desenho dos processos necessários para que eles sejam desempenhados com mais assertividade e eficiência.
Autoatendimento no estacionamento
Atualmente, para garantir uma melhor experiência ao cliente é essencial que ele tenha autonomia para desempenhar diferentes funções, como o pagamento do estacionamento.
As estações de autoatendimento que aceitam pagamentos em cartão e em dinheiro permitem que o cliente tenha essa independência no momento de efetuar a quitação do ticket, o que garante maior satisfação no processo.
Gestão de crises
O estacionamento também deve desenvolver estratégias específicas para lidar com situações adversas visando soluções rápidas e práticas aos usuários. Conheça duas delas a seguir!
Perda do ticket:
A perda de ticket é uma das situações mais estressantes e comuns nos estacionamentos, devendo ter um procedimento específico para esses casos.
Com a tecnologia, a MF PARK permite que o cliente resolva essa situação em até 60 segundos, com a emissão de um novo ticket considerando o horário correto de entrada.
Sobretudo, em modelos que não utilizam a tecnologia esse problema pode demorar cerca de 40 minutos para ser solucionado até que sejam puxadas as imagens para verificar o horário.
Além disso, essa demora prejudica imensamente a experiência do cliente com o estacionamento.
Problemas mecânicos no veículo:
Outra situação que pode ocorrer é a de problemas mecânicos no veículo. Para problemas mais simples, como descarregar a bateria, ter os equipamentos necessários no próprio estacionamento permite que a equipe atenda prontamente a demanda do cliente, proporcionando uma experiência mais satisfatória.
Problemas mais complexos podem exigir a solicitações de guinchos ou seguro veicular, sendo importante que o estacionamento conte com uma parceria exclusiva com essas soluções para que elas sejam acionadas mais rapidamente.
Portanto, o estacionamento é um aspecto determinante para uma boa experiência para o cliente, seja em um shopping, aeroporto, hospital, entre outros estabelecimentos.
O ideal nesses casos é contar com a parceria com uma administradora experiente garantindo, assim, a maior eficiência das soluções desenvolvidas.
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A MF PARK se preocupa com todos os detalhes na gestão do estacionamento da sua empresa.
Por isso, trabalhamos para que o veículo do seu cliente esteja sempre seguro e protegido, desde a entrada no estacionamento até a sua saída.
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