Dicas para você estacionar com segurança – MF PARK
Você sabe estacionar com segurança o seu automóvel?
Ser cuidadoso na hora de estacionar seu carro deve ser um hábito comum, quem dirá quando é incumbido a ser o motorista da rodada e toma posse do veículo de um amigo ou até mesmo, alugar um veículo para utilizar durante as férias em família.
Em qualquer uma dessas situações se torna um alto investimento e requer total atenção.
Portanto, confira cinco orientações para estacionar com segurança cruciais para minimizar prejuízos e situações indesejadas.
Estacionar em local seguro:
Procure estacionar preferencialmente em estacionamentos pagos. Pode ser considerado um custo adicional desnecessário, mas você evita futuras dores de cabeça como amassamento na lataria, furto e roubo, além do mais, seu automóvel será mantido protegido e assegurado pelo próprio estabelecimento.
Se acaso você optar por estacionar seu veículo na rua não hesite em procurar locais com movimentação frequente, assim você evita expor seu carro para a ação dos bandidos e consequentemente acaba inibindo essa ação.
Porém, se não houver essa possibilidade ou seja necessário estacionar durante o período noturno, opte por uma localização com boa iluminação ou até mesmo, em frente de prédios, condomínios e cabines de vigilância.
Abaixo veremos duas maneiras habitualmente aplicadas para você manobrar.
Além de procurar um bom lugar para deixar seu carro, o momento da manobra também é crucial e requer bastante atenção do motorista.
O tipo da vaga vai definir a melhor posição para entrar com o veículo sem arranhões ou batidas.
Abaixo, listamos algumas das vagas mais comuns e as melhores práticas para se aplicar no momento do estacionamento:
Vagas em 90º:
São simples de manobrar, mas requer atenção nos retrovisores. A sugestão é embicar o seu carro do lado contrário à vaga, depois entrar de ré, ajeitando conforme o espaço e olhando nos espelhos para não ocasionar uma colisão. Porém tenha muito cuidado, com o meio-fio atrás, podendo danificar a parte de baixo da carroceria.
Vagas paralelas:
Mais conhecida como baliza. Para iniciantes se torna um tormento, mas, com o tempo acaba sendo algo natural.
Para entrar na vaga, primeiramente acione a seta com antecedência e pare paralelamente à frente da vaga, deixando os para-choques alinhados.
Vire o volante para o lado meio-fio e de ré em baixa velocidade, quando você notar o farol dianteiro próximo do automóvel de trás, ajeite a direção para entrar, sem esquecer de olhar para os espelhos.
Respeite as sinalizações:
Depois de relembrar essas duas técnicas para serem realizadas quando for manobrar com segurança, não podemos deixar de ressaltar a importância das sinalizações.
Antes de tudo, estar atento com as vagas e espaços exclusivos para idosos e deficientes físicos, o não cumprimento poderá acarretar em multa e guincho do veículo, então vale a pena respeitar rigorosamente essa lei.
Também devemos sinalizar ao efetuar qualquer manobra, utilizando a seta. Atente também para os horários de permissão de estacionamento e às vagas temporárias, mediante o pagamento de taxas, como parquímetros, por exemplo.
Acessórios para Auxílio:
Atualmente os acessórios tecnológicos podem auxiliar e facilitar ainda mais sua manobra com segurança, e existem dois itens unânimes na escolha realizada pelos motoristas: câmeras de ré e os sensores de distância.
Esses aumentam seu campo de visão e contribuem para evitar possíveis colisões, acidentes e atropelamento de pedestres.
Mas devemos nos atentar para os equipamentos que não vêm de fábrica, pois eles podem comprometer a garantia do seu veículo. Na dúvida, procure uma assistência autorizada.
Locais com declividade:
A última recomendação é um alerta para lembrar você a estar com todas as manutenções em dia, pois ao parar em lugares com declividade, seu freio de mão deve estar em condições para ser utilizado.
Outra dica importante é deixar a primeira marcha engatada nesses casos, pois ajuda a manter a inércia do automóvel.